O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, de Grady Hendrix

by - outubro 07, 2022


Grady Hendrix é um dos nomes mais quentes do terror atual. Com obras elogiadíssimas pelo público anglófono, e tendo alguns projetos muito bacanas, eu estava muito curiosa para conferir alguma de suas obras. Consegui comprar o ebook de O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, sua única obra lançada em português brasileiro até o momento (publicado pela Editora Intrínseca,  com tradução de Edmundo Barreiros), então resolvi começá-lo logo depois de terminar Audição

E eu adorei. Já estou prontíssima para ler todas as outras obras dele. Mas hoje vou falar só de minha experiência com essa primeira leitura. 

Em O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, conhecemos Abby, uma garota que, no início da história, está passando por um momento bastante complicado que alguns de nós já passaram na infância: o sentimento de estar um pouco solitária, não ser tão popular, ser até um pouco ignorada. Abby marca sua festa de aniversário em um rinque de patinação, com temática de ET, o Extraterrestre, mas ninguém aparece. Só Gretchen, que Abby acha um tanto esquisita.

Por mais estranho que pareça, entretanto, as duas se tornam melhores amigas e passam a fazer tudo juntas, daquelas amizades que temos sorte de ter uma vez na vida, e olhe lá. Gretchen é rica, seus pais tem ótimas casas em lugares nobres da cidade e casas de veraneio também. Abby, entretanto, não tem tanto dinheiro assim. Seu pai está entre-empregos, e sua mãe é enfermeira, trabalhando dia e noite. Abby fica fascinada com a vida de sua amiga, e acaba passando bastante tempo com ela.

Esse período em que as duas constroem a amizade pega somente uma pequena parcela do romance, mas ajuda a construir o que vem a seguir. O foco, mesmo, está nos anos de colégio de Abby e Gretchen. Descobrimos que as duas são muito populares, que passam muito tempo juntas e com suas duas outras amigas inseparáveis, Margaret e Glee. As quatro são as melhores alunas da turma, estão em vários clubes. Margaret, Glee e Gretchen são ricas, enquanto Abby não mudou muito sua posição da infância. Apesar de estar em uma escola cara, ela estuda lá com bolsa, enquanto sua mãe faz o possível em seu trabalho. A própria Abby também conseguiu um emprego, para ajudar a construir seu quarto dos sonhos e a colocar gasolina no seu carro.

Mesmo assim, Abby leva uma vida tranquila com suas amigas ricas, fazendo viagens e indo para as casas de praia, experimentando coisas típicas da juventude, quando, certo dia, enquanto estão na casa de praia de Margaret e decidem experimentar LSD, Gretchen desaparece por algumas horas. Quando retorna, está um pouco mudada. De início, Abby acha que é por causa da droga, mas conforme os dias passam ela sabe que tem algo mais profundo acontecendo com sua amiga. Até o momento em que ela chega a conclusão de que sim, sua amiga está possuída.

O livro não fica muito tempo detido na questão da possessão ou do exorcismo, como acontece em O Exorcista, ou algo do tipo. Em vez disso, ele se concentra na forma destrutiva e arrasadora com que Gretchen começou a agir e a levar suas amigas. É muito mais um livro sobre essas amizades, e principalmente a amizade entre Abby e Gretchen, do que um livro sobre exorcismo. É um coming of age sobre essa relação tão potente das duas, mas com alguns momentos bem tenebrosos.



Eu adorei. Achei um livro muito divertido e me lembrei de diversos momentos de minhas próprias amizades na adolescência. Não sei se algumas amigas já foram possuídas, mas algumas das mudanças passadas pela Gretchen sem dúvida já aconteceram com elas (e comigo, talvez, por que não?). Já me senti como a Abby em diversos momentos, e acho que essa é uma parte muito aterrorizante de crescer: essas mudanças que acontecem e não temos controle nenhum sobre elas. 

É um livro que eu gostaria de ter lido mais nova. Não que não tenha gostado agora, mas acho que ele teria me dado um apoio importante na adolescência. 

Também gostei muito das passagens de Abby e sua mãe, uma relação um pouco conturbada e complexa, cheia de discussões. Essas passagens não são muitas em quantidade, e não são exatamente aprofundadas ao longo da narrativa, mas a mãe de Abby é a típica mãe que tenta o melhor para sua filha. Quando era mais nova, talvez ficasse do lado de Abby nessas discussões. Hoje, eu vejo muito melhor o lado da mãe. 

E, agora um detalhe que fez muito a diferença e eu achei extremamente divertido, é que todos os capítulos do livro são nomeados com trechos de músicas dos anos 1980. A amiga Aline até fez uma playlist com as músicas no Spotify (que estou divulgando aqui sem a permissão dela e espero que não tenha problema).

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga virou filme neste finalzinho de setembro. Dirigido por Damon Thomas, com Elsie Fisher como Abby e Amiah Miller como Gretchen, o filme entrou na Prime Video dia 30 de setembro. Vou deixar o pôster e o trailer logo abaixo. 

Infelizmente o filme não funcionou para mim como eu gostaria. Para mim, a questão da amizade entre as duas é tão importante e foi tão pouco utilizada no filme, que algo ficou faltando. Mesmo para amigos que não leram o livro, algo ficou "jogado", lá. A cena do exorcismo, por exemplo, que é um dos clímax mais interessantes e prova de amizade entre Gretchen e Abby, deixou muita coisa aberta (como os elementos que Abby utiliza para trazer Gretchen de volta. Faltou contexto para que, quem só viu o filme, entendesse o quanto eram importantes). 

As atrizes estão ótimas, o visual está incrível, a direção ficou muito boa e a trilha sonora é perfeita, mas eu gostaria que alguns momentos tivessem sido melhor aproveitados, talvez. 






 
O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, de Grady Hendrix, pode ser comprado em formato físico ou digital na Amazon* ou no site da Editora Intrínseca.

---

*Comprando com meus links da Amazon, você dá aquela forcinha sem pagar nada a mais por isso :)

You May Also Like

0 comentários

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!