The Dangers of Smoking in Bed, de Mariana Enriquez

by - janeiro 12, 2023


Em dezembro, mês do meu aniversário, eu queria fazer algo divertido para mim. Eu só ia ler livros que ainda não li dos meus autores favoritos. Como, por um acaso, eu tinha esses livros em casa, achei que seria divertido fazer essa lista de leitura especial. 

Se vocês me perguntarem "Jéssica, você conseguiu ler tudo?", eu vou ter que ser sincera e dizer: não. Não consegui. Eu me superestimei achando que conseguiria terminar Dança da Morte, do Stephen King, ainda em dezembro, tendo começado ele no dia 21, mas esse sonho se parece cada vez mais distante de concretização. Mas, até aí, sem problema. Também não terminei ainda o da Shirley, e também tudo bem.

Os outros livros escolhidos foram Temporada de Caça, do Stephen Graham Jones, A Loteria e Outros Contos, da Shirley Jackson e The Dangers of Smoking in Bed, da Mariana Enriquez. Escolhi este último para começar. (Também li um livro da Agatha Christie que eu tinha certeza que ainda não tinha lido mas, de novo, fui burra e só descobri que já tinha lido sim quando vi o exemplar na minha estante, mas eu faço muito isso com a sra. Agatha). Eu devo fazer resenha de todos eles (menos o da Agatha), mas vou começar por esse da Mariana. 

A essa altura do campeonato eu nem tenho mais palavras para descrever meus sentimentos pela Mariana Enriquez. Ela é, sem dúvida, uma das minhas autoras favoritas. Eu já tinha amado As Coisas que Perdemos no Fogo e Este é o Mar, mas quando li Nossa Parte da Noite foi como se minha vida tivesse mudado. Nunca mais fui a mesma pessoa. Eu escrevi sobre ele aqui no blog, e não canso de recomendar por aí. 

The Dangers of Smoking in Bed, de Mariana Enriquez, foi publicado originalmente em espanhol. Mas eu comprei a edição em inglês mesmo, que foi traduzida para o idioma por Megan McDowell. O livro é composto por doze contos, e uma coisa que eu pude perceber, se minha memória não está me enganando, é que esse livro é muito mais cruel e cru do que As Coisas que Perdemos no Fogo.

Li As Coisas que Perdemos no Fogo ainda em 2018, e não o reli depois disso. Somente o conto "A Casa de Adela", que reli por causa de sua ligação com Nossa Parte da Noite. Mas me lembro de ser um livro com contos muito melancólicos. Me lembro de ter algo triste atrelado a eles. Mas, novamente, pode ser minha memória me enganando.

The Dangers of Smoking in Bed é um livro muito mais cruel. Tanto seus personagens, quanto as situações e temas abordados, tudo parece mais cru e mais mórbido. Eu não sei exatamente identificar o motivo, e também, como disse, preciso reler As Coisas que Perdemos no Fogo, mas logo de cara, ali nos primeiros contos, foi essa a sensação que me passou. 


Não que isso seja uma coisa ruim, pelo contrário. Acho que gostei ainda mais de Dangers... do que tinha gostado de As Coisas... Apesar de ambos serem excelentes livros de contos, Dangers... ainda deve ficar na minha memória por um bom tempo. Os contos perpassam as situações familiares, crueldade, problemas sociais e até mesmo solidão, tecendo uma teia assustadora sobre a humanidade, suas intenções, seus motivos. 

Eu posso dizer com tranquilidade que amei todos os contos do livro, mas não posso deixar de pontuar meus favoritos, que foram: "Angelita Unearthed", "The Well", "The Lookout", "Kids Who Come Back" e "Back When We Talked to the Dead". Acho que de todos, o meu favorito ainda foi o "The Well", que quando terminou eu fiquei completamente perdida, olhando pro nada, pensando "caraca, não é possível". 

Não vou dar uma sinopse de cada um dos contos, mas posso dizer que cada um é mais arrasador que o outro. Eles destroem sua esperança, sua empatia, seu coração, e diversos outros bons sentimentos. Uma delícia, recomendo fortemente, ajuda a manter os pés no chão.

Acho que já comentei isso uma vez, mas queria comentar novamente: acho um absurdo que ainda hoje não sejam todas as obras da Mariana Enriquez que estejam disponíveis em português. Essa mulher é uma potência. Infelizmente, por exemplo, The Dangers of Smoking in Bed está somente disponível em inglês e espanhol (e alemão e francês, se não me engano). Quem quiser se arriscar em um desses idiomas, eu recomendo fortemente. É um livro fortíssimo, com contos aterrorizantes e cruéis, do jeitinho que a gente gosta. 

The Dangers of Smoking in Bed, de Mariana Enriquez, está disponível na Amazon* em formato físico ou digital. 

---
*Comprando com meus links da Amazon, você dá aquela forcinha sem pagar nada a mais por isso :)

You May Also Like

4 comentários

  1. Oii, Jes. Eu coloquei Nossa parte de noite na minha tbr por indicação sua, agora estou na dúvida sobre o conto que você falou o "A casa de Adela". Vc indica ler antes do Nossa parte ou depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gleici! Poxa, fico feliz. <3 É meu livro favorito dela.

      Pode ler antes ou depois. É como se o conto tivesse vindo antes do livro, sabe? Imagino, na realidade, que os elementos do conto que estão no livro sejam tipo uma expansão. Então não faz muita diferença a ordem. O que você ler do conto não vai alterar os acontecimentos do livro, e vice-versa. O cenário, ali, é que é o ponto de ligação.

      Excluir
  2. Esse foi um dos últimos livros que li em 2022, e o primeiro que li de Mariana Enriquez. Estranhei um pouco o estilo abrupto dos contos, isso de as histórias não terem nem um começo e nem um final propriamente ditos, como se fosse tudo uma grande metade em que coisas estranhas acontecem com pessoas estranhas ou, por vezes, horríveis. De qualquer maneira, instigou meu interesse o suficiente para que eu tenha decidido ler mais livros dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esquisito mesmo, né? Mas é meio que um estilo de contos. A Shirley Jackson tem alguns assim também, e outras autoras. Se não me engano a Carmen Maria Machado também tem alguns naquele O Corpo Dela e Outras Farras. Eu comecei a gostar muito desse tipo de conto hahahaha é uma maluquice, todo mundo fica perdido, nada é muito explicado.

      Excluir

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!