Filmes assustadores para crianças



Dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças no Brasil. Como não poderia passar em branco, sendo uma das minhas datas comemorativas preferidas quando na infância (porque semana das crianças significava "semana do saco cheio" e era uma semana inteira sem ir pra aula, pra ficar em casa lendo e assistindo filmes da Sessão da Tarde), resolvi fazer uma lista de filmes "assustadores" para crianças.



Apesar de muitos fãs de terror terem começado a ver terror "pesado" quando eram crianças nos anos 90, alguns preferem não deixar seus filhos/primos/sobrinhos/afilhados assistindo O Massacre da Serra Elétrica aos 6 anos. Uma alternativa, talvez, é escolher filmes macabros e sinistros mas que são apropriados à idade.
Alguns filmes de terror infantis tratam de temas muito importantes de uma forma mais "lúdica" e por isso mesmo podem (alguns inclusive devem) ser vistos por todas as idades. Confesso que, entre meus filmes preferidos, os assustadores infantis estão no topo.
Além disso: são filmes leves e divertidos pra serem assistidos em momentos assustadores como os atuais, pra esfriar um pouco a cabeça.
Acabou ficando uma lista bastante óbvia, mas eu quis faze-la mesmo assim.

Se você está em dúvida de como aproveitar o dia das crianças e o mês das bruxas de uma vez, essa lista pode ajudar:

Scooby Doo e Scooby Doo 2:

Qualquer Scooby Doo é um bom Scooby Doo pra ser visto. Não tem tempo ruim. Deixei aqui os dois live-actions porque, o mundo pode falar quão mal quiser desses filmes, mas eles são ótimos. Em ambos os filmes temos Scooby Doo e companhia fazendo o que fazem de melhor: desvendando mistérios. Scooby Doo é um dos grandes heróis da minha vida, e o segundo live-action um dos primeiros filmes que vi no cinema (cidade pequena, o cinema não era acessível, então fui ao cinema já mais velha).
Acima de tudo Scooby Doo é sobre amizade e monstros assustadores tentando destruir tudo, mas com um grupo de amigos que não vão deixar isso acontecer.


Coraline 

Neil Gaiman é um dos meus autores preferidos e esse filme não poderia estar de fora. Coraline é a história de uma garotinha que, descontente com a relação que tem com sua mãe e seu pai, acaba encontrando uma saída ao descobrir um estranho mundo alternativo. Mas ela descobre que, mesmo lá, nem tudo são rosas. Pra um filme dito infantil, Coraline tem cenas assustadoras e uma mensagem poderosa sobre enfrentar seus medos, além de ser protagonizado por uma garotinha encantadora que não leva desaforos pra casa.


ParaNorman

Norman é um garotinho que consegue ver fantasmas e, por isso, é o garoto estranho da cidade. Seus pais já não tem tanta paciência para ele, é bastante solitário, mas um evento na cidade fará com que Norman seja o único que possa ajudar. É um filme muito bonitinho sobre ser quem você é acima de tudo, e fazer o que sabe fazer. Gosto muito de ParaNorman e as vezes coloco pra assistir só por ser muito fofo. Tem ótimas cenas divertidas com fantasmas e zumbis.


Frankeweenie 

Eu poderia colocar todos os filmes do Tim Burton aqui, mas vou me ater ao Frankenweenie. O cachorrinho de um garoto morre de forma inesperada e o garoto quer traze-lo de volta a vida. Faz muito tempo que vi Frankenweenie, porque sinceramente eu fico muito triste com filmes com cachorros, mesmo que eles sejam feitos de massinha. Mas, é um filme fofo, merece ser visto, tem aquele estilo bem característico do Tim Burton.


Goosebumps

É um filme infanto juvenil muito divertido. Jack Black encarna R.L. Stine, um dos grandes nomes da ficção de terror, tendo uma vasta produção principalmente pro público infantil e infanto juvenil. Nele, um jovem se muda para a casa ao lado do escritor, e ao se apaixonar por sua filha, acaba liberando vários monstros de seus livros.

Abracadabra

Um jovem cético se muda para Salem na época do Halloween. Porém, será obrigado a acreditar no sobrenatural quando sua irmãzinha acaba virando alvo para que três irmãs bruxas voltem a ter seus poderes e serem imortais. É um filme clássico de Halloween, que pasou dezenas de vezes na Sessão da Tarde mas que nunca fica cansativo. As irmãs Sanderson são íconicas, Doug Jones está ÓTIMO como o zumbi Billy Butcherson e tem um gato falante, que eu amo gatos falantes.


Gasparzinho

Um pai e sua filha se mudam para uma casa que já é habitada por fantasmas. Gasparzinho é uma história muito, mas MUITO triste, mas ao mesmo tempo é um filme muito interessante, com uma temática bem pesada sobre perda. Se você assistiu quando pequeno e não se lembra bem, talvez seja interessante rever e prestar atenção na situação terrível que todos os personagens do filme se encontram. E tem o protagonismo da maravilhosa Christina Ricci.


A Família Addams 1 e 2

Falando em Christina Ricci, talvez seja importante mencionar essa obra prima do cinema que é A Família Addams. Os dois filmes são ótimos e tratam de situações incríveis: no primeiro, com a volta do Tio Fester que não é o Tio Fester mas é o Tio Fester, os Addams quase perdem tudo. No segundo filme é o próprio Tio Fester que está com problemas, mas o agravante mesmo é que Vandinha e Feioso agora tem um irmãozinho, e precisam dividir a atenção com ele. São dois dos meus filmes preferidos de sempre, que assisto quando não quero pensar em nada. Morticia e Gomez melhores pessoas.


Hotel Transilvânia 1, 2 e 3

Monstros clássicos que conhecemos tão bem, vivendo escondidos dos mortais. Drácula, o famoso, construiu um hotel para que os monstros pudessem viajar e tirar férias em algum local seguro, tendo ele vivenciado uma série de coisas desagradáveis com os humanos. Porém, Mavis, sua filha, se apaixona por um humano que acidentalmente vai parar no Hotel, e aí tem início uma jornada SENSACIONAL de Drácula e companhia. Eu já perdi as contas de quantas vezes vi os dois primeiros filmes e não me canso.

Convenção das Bruxas

Um garotinho perde os pais em um acidente trágico e acaba morando com sua avó. Os dois viajam para um hotel, mas o garotinho descobre que está havendo uma convenção de bruxas no local. Convenção das Bruxas é o tipo de filme que fico feliz de ter visto depois de velha, porque iria me deixar alguns dias sem dormir se tivesse visto quando pequena. Pode parecer exagero, mas eu achei bem assustador. E, claro, Anjelica Huston está incrível.


The Monster Squad 

Um grupo de crianças fascinada por monstros acaba descobrindo que eles são bem reais e precisam para-los. Eu não cheguei a ver esse filme quando criança, e um amigo disse que eu precisava muito assistir. E precisava mesmo. Eu amo essas histórias de crossovers de monstros, e acabou sendo um filme muito divertido. Apesar do contexto diferente, acho que ainda sim é um filme bacana para crianças/pré adolescentes. E, fica a dica: se você ainda não viu, veja também.


Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler tomando um café quentinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram