Lista de Leitura 2023 e livros para Fright das 5 às 7
Verbotene Literatur, de Félix-Henri Giacomotti |
Eu não costumo fazer listas de leituras (as famosas TBR, dos booklovers das internets) pelo mesmo motivo que não consigo participar de desafios literários. Como comentei já em alguns textos, o meu ímpeto de leitura é muito próprio. Diria, até, que ele é meio rebelde. Ele tem lá seu espírito. Às vezes eu estou empolgadíssima para ler um livro e só vou conseguir mesmo encontrar o estado de espírito certo para ele depois de meses.
Então, certo, listas de leitura não funcionam para mim. É muito difícil predefinir o que eu vou ler em determinado momento.
Mas eu estou com alguns livros que quero muito ler. Alguns mais antigos, alguns mais novos, mas todos eles eu quero muito ler e preciso muito ler porque estou ficando com vergonha já. Quero ler, mas acabei empurrando para "ah depois eu leio" ao longo desses últimos anos. Então, para evitar maiores complicações comigo mesma e minha consciência, eu fiz uma lista de livros que não podem passar de 2023. Essas leituras vão acontecer em algum momento de 2023, não sei quando, não faço ideia. Mas vão acontecer. No final do ano eu espero ter conseguido cumprir essa meta (minha lista de metas para 2023 está ridícula, rindo para mim enquanto escrevo isso aqui).
Vou aproveitar essa postagem, que estamos falando sobre livros, e vou dar algumas dicas de leituras para as categorias do Desafio do Conforto Literário Fright das 5 às 7, que Michelle e eu criamos. São sugestões e algumas das possibilidades. A maioria dessas categorias eu mesma nem sei o que vou ler ainda, mas vou colocar o livro provável também.
Lista de Leitura "de 2023 não passa"
- Meu ano de descanso e relaxamento - Ottessa Moshfegh
- Mrs. Dalloway - Virginia Woolf
- Não é um rio - Selva Amada
- Porco de Raça - Bruno Ribeiro
- A Última Casa da Rua Needless - Catriona Ward
- Pássaros na Boca e Sete Casas Vazias - Samanta Schweblin
- Amada - Toni Morrison
- Seminário dos Ratos - Lygia Fagundes Telles
- Olhos D'Água - Conceição Evaristo
- Night of the Mannequins - Stephen Graham Jones
- O ano do pensamento mágico - Joan Didion
- Temporada de Furacões - Fernanda Melchor
- Just Like Home - Sarah Gailey
- Cometerra - Dolores Reyes
Além desses títulos, também tem alguns autores que venho guardando ao longo dos anos e que, infelizmente, li pouco ou nada deles, mas que quero muito ler. Machado de Assis, por exemplo, li somente alguns contos, e gostaria de ler todos os romances. (Quem sabe rola outro projeto ao longo do ano?) Também gostaria muito de ler bell hooks. Luiz Antonio Simas também é um nome que eu tenho guardado há anos e ainda não li nada deles, mas todos os seus livros me parecem muito interessantes. Já na lista, mas também querendo expandir para outros livros, quero um maior contato com a Virginia Woolf.
E, aproveitando, minha lista de leituras favoritas de 2022 deve sair essa semana aqui no blog. Reparei que infelizmente não li algumas das coisas que mais queria, que eram: mais quadrinhos e mais não ficção. Então vou recolocar na lista. Quero ler e reler alguns textos historiográficos, que não prestei atenção na faculdade, ou mesmo que saíram depois. Quero ficar de olho nessas dicas. E quero estar mais próxima da produção literária br também, que eu senti falta de prestar atenção nesse ano.
Livros para o Fright das 5 às 7
- Janeiro - Um livro da Agatha Christie: Esse aqui nós temos muitas possibilidades. A Agatha escreveu um monte de histórias ao longo da sua vida, então as escolhas são várias. O que eu vou ler: provavelmente algo da Miss Marple que ainda não li, Um Passe de Mágica ou Mistério no Caribe.
- Fevereiro - Um Livro da Anne Rice (sem ligação com as Crônicas Vampirescas): Violino, A Dádiva do Lobo, Tempo dos Anjos. O que eu vou ler: Provavelmente A Dádiva do Lobo, mas pode acontecer de ser Violino. Vamos ver.
- Março - Uma história de Stephen King que não tenha sido adaptada como longa metragem: Por incrível que pareça tem numerosas opções: Joyland, Revival, Billy Summers, Depois, Conto de Fadas, E tem diversos contos por aí. O que eu vou ler: Não faço ideia. Talvez Depois, ou Billy Summers, ou algum conto. Vai ser uma surpresa (até pra mim).
- Abril - Um livro de terror brasileiro: Temos Márcio Benjamin, Verena Cavalcante, Paula Febbe, Cesar Bravo, Marco de Castro, Larissa Prado, Cláudia Lemes, Cristhiano Aguiar ... as opções são inúmeras. O que eu vou ler: Provavelmente o livro de contos Mundos Paralelos: Horror, com vários autores brasileiros. Fiquei curiosa com a proposta, e o livro tem nomes bem interessantes envolvidos.
- Maio - Um livro de autora latino americana que seja esquisito: essa aqui é uma das minhas categorias favoritas. Temos Mariana Enriquez, Monica Ojeda, Maria Fernanda Ampuero, Fernanda Melchor, Samanta Schweblin, Giovanna Rivero... Quando a gente fala esquisita vocês podem deixar sua imaginação voar. O que eu vou ler: Ainda não decidi. Quero ler Sacrifícios Humanos, da Ampuero, mas não sei se aguento até maio. Vamos ver.
- Junho - Um livro apocalíptico: Eu Sou a Lenda, O Último Homem, Guerra dos Mundos, A Estrada, Dança da Morte, O Chalé no Fim do Mundo. O que eu vou ler: Eu tenho Eu Sou a Lenda e acho que tenho A Estrada aqui em casa, mas quero muito ler O Chalé no Fim do Mundo.
- Julho - Um livro clássico do gótico: Os Mistérios de Udolpho, O Monge, O Castelo de Otranto, Vathek. O que eu vou ler: Eu vou tentar de novo meter as caras com o Udolphinho.
- Agosto - Um livro da Jane Austen: Bom, a Jane Austen tem algumas boas possibilidades né amigos. O que eu vou ler: Por sorte eu tenho todos os romances da Janinha em casa. Acho que me falta ler Razão e Sensibilidade e Mansfield Park, então vou em um desses dois.
- Setembro - Um livro de terror escrito por pessoa não branca: Aqui também a gente tem infinitas possibilidades. Tem Stephen Graham Jones, Victor LaValle, Octavia Butler, Tananarive Due, Silvia Moreno-Garcia... Aqui tem uma lista, aqui tem outra lista e aqui tem mais uma lista. Muitos não foram traduzidos, mas alguns foram. Temos também autores brasileiros. O que eu vou ler: Tenho alguns não lidos do Graham Jones aqui comigo, mas talvez eu procure alguém que eu ainda não conheça (meu amor pelo Graham Jones já está completamente concretizado).
- Outubro - Um livro de terror asiático: Ryu Murakami, You-jeong Jeong, Yoko Ogawa, Otsuichi, Junji Ito, Edogawa Ranpo, Kōji Suzuki. O que eu vou ler: Eu queria muito ler Revenge, da Yoko Ogawa, mas não temos ainda tradução em português e a edição em inglês está carérrima. Então não decidi ainda.
- Novembro - Um livro de não ficção ligado ao terror: esse aqui pode dar um nó na cabeça de alguns amighouls mas não tema!!!! Rola ler livros de não ficção sobre filmes, como Halloween: O Legado de Michael Myers, A Família Addams: Álbum de Família, (ou mesmo os livros de A Hora do Pesadelo, Evil Dead, O Massacre da Serra Elétrica ou Sexta-Feira 13, também lançados pela DarkSide mas que estão bem esgotados por aí, então conte com o empréstimo de um amigo ou algum sebo). Livros de pessoas ligadas ao terror, como Tom Savini: Vida Monstruosa e A Dama e a Criatura. Ou mesmo o recorte feito em Horror Noire. Em inglês também temos outras opções, como Women Make Horror, Monster, She Wrote, Behind the Horror. O que eu vou ler: Eu queria muito conseguir comprar o It Came from the Closet até lá. Se eu conseguir, vai ser ele.
- Dezembro - Um livro das Irmãs Brontë: Nessa categoria a gente deixou aberto para qualquer uma das irmãs, então podem escolher a que vocês mais gostam. O que eu vou ler: Minha Brontë favorita é a Anne, mas eu já li os dois livros dela. A Emily só publicou O Morro dos Ventos Uivantes, que eu quase decorei. Então resta a Charlotte, e estou pensando em ler Villette ou Shirley.
Espero que essa lista possa ter ajudado vocês como me ajudou. Já consegui definir bastante das leituras que quero para 2023, e agora é torcer para conseguir cumprir todas elas.
E esse ano eu também pretendo usar direito o goodreads. Apesar de adorar as minhas anotações no papel, vou tentar mais uma vez com a rede social dos livros. É só clicar aqui para me seguir por lá,
Eu coloquei meu link de associada da Amazon em todos os livros e autores que mencionei. Comprando com meus links da Amazon, você me dá aquela forcinha sem pagar nada a mais por isso, já que eu recebo uma comissãozinha com a sua compra.
4 comentários
Me animei de participar do desafio com vocês! Já separei alguns livros e vou olhar suas sugestões para completar os meses que estavam faltando. Primeira vez que vou seguir um desafio e espero completar!
ResponderExcluirTambém tenho vontade de ler Joan Didion. Quando ela faleceu, vi um doc na Netflix e fiquei interessado no trabalho dela. Tá na lista junto com os romances da Aline Valek e com Cem anos de solidão. Se der para ler tudo que tenho vontade, blz; se não, fica para o ano seguinte.
Pois vamos nessa! Eu ainda não decidi todas as categorias, mas ao longo dos meses a gente vai até encontrando coisas novas pra encaixar, né?
ExcluirEu adoro o livro que li da Aline Valek. Dela eu li As Águas Vivas Não Sabem de Si e o Bobagens Imperdíveis. Quero muito ler Gabriel García Márquez em algum momento também.
Tomara que seja um excelente ano de leituras para nós ❤️
Adorei as suas escolhas <3
ResponderExcluirEu li Cometerra ano passado e adorei, acho que você vai gostar também.
Tenho fugido muito dos desafios literários e até dos clubes de leitura, que eu gostava tanto... sinto que tenho ficado muito presa nas leituras pré-determinadas pelos grupos e tenho deixado de lado minha intuição pra escolher os livros, meu momento de leitura, sabe... fiquei meio frustrada com isso ano passado e 2023 não quero me privar de ler o que gosto.
Mas o Fright das 5 às 7 tem tudo a ver com meus gostos <3 vou tentar acompanhar, mas sem fazer uma lista pré-determinada pro ano inteiro e sem me cobrar muito pra cumprir todos os meses.
Minha primeira escolha vai ser Assassinato no campo de golfe, da Agatha.
Eu entendo 100% seu problema porque eu simplesmente não consigo lidar com leituras predeterminadas hahahaha sou péssima com isso. Preciso muito de sentir que tá na hora de ler aquilo, sabe? A intenção do desafio foi justamente colocar coisas que nós já lemos normalmente. Pra chegar no final do ano e pensar "yes, dessa vez foi!!"
ExcluirEu tenho super recomendado pro pessoal fazer no seu próprio tempo <3 tá certíssima! Os meses que você conseguir cumprir perfeito. Se não conseguir, perfeito também. Já ficamos muito felizes que você tenha se interessado e vai tentar participar com a gente <3
Comentários educados são sempre bem recebidos!
Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.
Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!