Lista de Leitura 2023 e livros para Fright das 5 às 7

by - janeiro 02, 2023

Verbotene Literatur, de Félix-Henri Giacomotti
Eu não costumo fazer listas de leituras (as famosas TBR, dos booklovers das internets) pelo mesmo motivo que não consigo participar de desafios literários. Como comentei já em alguns textos, o meu ímpeto de leitura é muito próprio. Diria, até, que ele é meio rebelde. Ele tem lá seu espírito. Às vezes eu estou empolgadíssima para ler um livro e só vou conseguir mesmo encontrar o estado de espírito certo para ele depois de meses.

Então, certo, listas de leitura não funcionam para mim. É muito difícil predefinir o que eu vou ler em determinado momento.

Mas eu estou com alguns livros que quero muito ler. Alguns mais antigos, alguns mais novos, mas todos eles eu quero muito ler e preciso muito ler porque estou ficando com vergonha já. Quero ler, mas acabei empurrando para "ah depois eu leio" ao longo desses últimos anos. Então, para evitar maiores complicações comigo mesma e minha consciência, eu fiz uma lista de livros que não podem passar de 2023. Essas leituras vão acontecer em algum momento de 2023, não sei quando, não faço ideia. Mas vão acontecer. No final do ano eu espero ter conseguido cumprir essa meta (minha lista de metas para 2023 está ridícula, rindo para mim enquanto escrevo isso aqui).

Vou aproveitar essa postagem, que estamos falando sobre livros, e vou dar algumas dicas de leituras para as categorias do Desafio do Conforto Literário Fright das 5 às 7, que Michelle e eu criamos. São sugestões e algumas das possibilidades. A maioria dessas categorias eu mesma nem sei o que vou ler ainda, mas vou colocar o livro provável também. 

Lista de Leitura "de 2023 não passa"


Além desses títulos, também tem alguns autores que venho guardando ao longo dos anos e que, infelizmente, li pouco ou nada deles, mas que quero muito ler. Machado de Assis, por exemplo, li somente alguns contos, e gostaria de ler todos os romances. (Quem sabe rola outro projeto ao longo do ano?) Também gostaria muito de ler bell hooks. Luiz Antonio Simas também é um nome que eu tenho guardado há anos e ainda não li nada deles, mas todos os seus livros me parecem muito interessantes. Já na lista, mas também querendo expandir para outros livros, quero um maior contato com a Virginia Woolf

E, aproveitando, minha lista de leituras favoritas de 2022 deve sair essa semana aqui no blog. Reparei que infelizmente não li algumas das coisas que mais queria, que eram: mais quadrinhos e mais não ficção. Então vou recolocar na lista. Quero ler e reler alguns textos historiográficos, que não prestei atenção na faculdade, ou mesmo que saíram depois. Quero ficar de olho nessas dicas. E quero estar mais próxima da produção literária br também, que eu senti falta de prestar atenção nesse ano. 
 

Livros para o Fright das 5 às 7

Espero que essa lista possa ter ajudado vocês como me ajudou. Já consegui definir bastante das leituras que quero para 2023, e agora é torcer para conseguir cumprir todas elas.

E esse ano eu também pretendo usar direito o goodreads. Apesar de adorar as minhas anotações no papel, vou tentar mais uma vez com a rede social dos livros. É só clicar aqui para me seguir por lá,

Eu coloquei meu link de associada da Amazon em todos os livros e autores que mencionei. Comprando com meus links da Amazon, você me dá aquela forcinha sem pagar nada a mais por isso, já que eu recebo uma comissãozinha com a sua compra. 

You May Also Like

4 comentários

  1. Me animei de participar do desafio com vocês! Já separei alguns livros e vou olhar suas sugestões para completar os meses que estavam faltando. Primeira vez que vou seguir um desafio e espero completar!

    Também tenho vontade de ler Joan Didion. Quando ela faleceu, vi um doc na Netflix e fiquei interessado no trabalho dela. Tá na lista junto com os romances da Aline Valek e com Cem anos de solidão. Se der para ler tudo que tenho vontade, blz; se não, fica para o ano seguinte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois vamos nessa! Eu ainda não decidi todas as categorias, mas ao longo dos meses a gente vai até encontrando coisas novas pra encaixar, né?

      Eu adoro o livro que li da Aline Valek. Dela eu li As Águas Vivas Não Sabem de Si e o Bobagens Imperdíveis. Quero muito ler Gabriel García Márquez em algum momento também.

      Tomara que seja um excelente ano de leituras para nós ❤️

      Excluir
  2. Adorei as suas escolhas <3
    Eu li Cometerra ano passado e adorei, acho que você vai gostar também.
    Tenho fugido muito dos desafios literários e até dos clubes de leitura, que eu gostava tanto... sinto que tenho ficado muito presa nas leituras pré-determinadas pelos grupos e tenho deixado de lado minha intuição pra escolher os livros, meu momento de leitura, sabe... fiquei meio frustrada com isso ano passado e 2023 não quero me privar de ler o que gosto.
    Mas o Fright das 5 às 7 tem tudo a ver com meus gostos <3 vou tentar acompanhar, mas sem fazer uma lista pré-determinada pro ano inteiro e sem me cobrar muito pra cumprir todos os meses.
    Minha primeira escolha vai ser Assassinato no campo de golfe, da Agatha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo 100% seu problema porque eu simplesmente não consigo lidar com leituras predeterminadas hahahaha sou péssima com isso. Preciso muito de sentir que tá na hora de ler aquilo, sabe? A intenção do desafio foi justamente colocar coisas que nós já lemos normalmente. Pra chegar no final do ano e pensar "yes, dessa vez foi!!"

      Eu tenho super recomendado pro pessoal fazer no seu próprio tempo <3 tá certíssima! Os meses que você conseguir cumprir perfeito. Se não conseguir, perfeito também. Já ficamos muito felizes que você tenha se interessado e vai tentar participar com a gente <3

      Excluir

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!