Todo dia um filme de terror: Semana 37



Semana 1 / Semana 2 / Semana 3 / Semana 4 / Semana 5 / Semana 6 / Semana 7 / Semana 8 / Semana 9 / Semana 10 / Semana 11 / Semana 12 / Semana 13 / Semana 14 / Semana 15 / Semana 16 e 17 / Semana 18 / Semana 19 / Semana 20 / Semana 21 / Semana 22 / Semana 23 / Semana 24 / Semana 25 / Semana 26 / Semana 27 / Semana 28 / Semana 29 / Semana 30 / Semana 31 / Semana 32 / Semana 33 / Semana 34 /  Semana 35 / Semana 36

Tabela com a lista geral dos filmes: AQUI.




Estou fazendo semanas temáticas em outubro. Pra primeira semana o tema foi: BRUXAS.
Essa semana, excepcionalmente, tem só 5 filmes. Tentei assistir os outros dois atrasados, mas um deles me deixou bastante nervosa e decidi fechar com 5 dias só.

A lista:

01 de outubro: Haxan (1922)

Direção: Benjamin Christensen

Um tipo de documentário que demonstra a evolução da bruxaria no Ocidente, desde suas raízes pagãs até a onda de bruxaria da Europa.

Apesar de ser de 1922, preto e branco (por vezes com um filtro rosa/vermelho) é um filme mais interessante do que se pode imaginar. Pretendo assisti-lo de novo, prestando mais atenção e fazendo algumas anotações.



02 de outubro: The Witch (2015)

Direção: Robert Eggers

Uma família do século XVII encontra um novo lar próximo à uma floresta sombria e cheia de segredos assustadores.

Eu gosto muito de The Witch. Tem suas críticas, claro, mas é um filme interessante, que trata com bastante pesquisa e respeito um período de medo de bruxas e religião exagerada.



03 de outubro: Inferno (1980)

Direção: Dario Argento

Uma estudante americana descobre um segredo terrível através de um livro escrito por um arquiteto, sobre três casas de três senhoras/bruxas. Ao tentar avisar seu irmão sobre a descoberta, acaba fazendo com que esses poderes notem sua presença.

Eu fiquei encantada com esse filme. Inferno é uma parte da trilogia das Três Mães, de Dario Argento, que conta a história de Mater Suspiriorum (Suspiria), Mater Tenebrarum (Inferno) e Mater Lacrymarum (The Mother of Tears). É um ótimo filme e poderia ser meu preferido do Argento se ele não tivesse retirado o maravilhoso protagonismo feminino que ele traz em metade do filme. Recomendo esse texto da Monique, no Eye of the Witch, sobre o Dario Argento: I myself am inside all my monster (texto em português)



04 de outubro: Witchfinder General (1968)

Direção: Michael Reeves

Um caçador de bruxas é chamado para deter um padre em um vilarejo, mas um jovem soldado fará de tudo para detê-lo.

Vincent Price, né. Mas infelizmente, até hoje, esse é o filme que menos gosto do Price. Ele está ótimo no papel, mas foi o personagem que me deixou triste. De toda a forma, é um bom filme.



05 de outubro: The Blair Witch Project (1999)

Direção: Daniel Myrick e Eduardo Sanchez

Um grupo de jovens vai até uma floresta pesquisar e documentar um fenômeno estranho que acontece na região: a lenda de uma bruxa.

Já vi esse filme receber críticas negativas demais por aí, mas ele foi um marco interessante nos anos 90/00. Mesmo que hoje não seja tão assustador ou uma tamanha novidade, ele tem seus méritos e aterrorizou um bocado de gente (eu incluída)


Imagens retiradas do site IMDb.

Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler tomando um café quentinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram